sexta-feira, 15 de junho de 2012

O fim da babá eletrônica matinal


             Lembro de quando era muleque em meados dos anos 80. A televisão era minha prioridade. Desenhos, filmes, séries, eu dosava bem meus horarios de brincadeira com a programação da tv. Mas de tudo, o que eu mais acompanhava eram os programas infantis. Assim que acabava o TV Mulher que minha mãe tanto adorava, eu era levado ao mundo fantastico dos matutinos recheados de desenhos animados. Cheguei a pegar o finalzinho do Globinho, mas acompanhei de verdade a partir da Turma do Balão Mágico. Ainda prestigiei Xou da Xuxa, Bozo, Lupu Limpim Clapa Topo, Clube da Criança, Do Re Mi Fa Sol La Simony(Silvio Santos sempre criativo),Sessão Desenho, Oradukapeta, Mariane, Festolândia,Fofão, Domingo no Parque, ZYBem Bom, Tv Colosso... Realmente, eram muitos programas em cerca de 10 anos... nem vou citar desenhos e séries japonesas que o intuito do post não é esse.

        Recebi sem surpresa a noticia que o programa infantil vigente na Globo, a TV Globinho encerrará suas atividades diárias no final do mês, funcionando apenas nos sábados apenas como curinga(vai ao ar quando não tivermos algum evento esportivo na grade do dia) para dar lugar ao novo programa da Fátima Bernardes. Sabado que alias é o dia oficial da programação infantil nos EUA, o famoso saturday cartoons.
Era uma morte anunciada. O faturamento do programa vem caindo a cada ano, o formato não conquista mais... acredito que os poucos pontos de audiência que angariavam ultimamente vinham apenas pelos desenhos animados exibidos.
         É o fim da babá eletrônica infantil na tv? Não. O Sbt continuará com sua sessão desenho para sempre, apesar dela ser constantemente substituida pela programação local. A Record sempre terá Pica Pau em loop nos horarios mais improvaveis.
E o foco da Globo foi pra tv a cabo, com a inauguração do canal Gloob-que estranhamente tem entre seus desenhos carro-chefe um show de nostalgia com He-man, She-ra, Popeye e Smurfs...
A concorrência com a tv ficou evidente desde meados dos 90. Video-games e internet se tornaram inimigos ferrenhos da querida caixa de imagem. O interesse é variado, é até um retrocesso crer que o programa infantil das manhãs tenha o mesmo valor que ele tinha 30 anos atras.
         
        É o fim de uma era. A criança esta cada vez mais interativa e não mantém o mesmo interesse de antes. Mas é estranho ver que a tv aberta vem diminuindo o espaço para esse filão que vem aumentando exponencialmente na tv a cabo.
Fica só a saudade das manhãs recheadas de aventuras, agora dedicadas apenas as donas de casas aborrecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário